"DAR A PALAVRA"
- espacomar
- 3 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
27/01/2021

A Galeria espaçomar, da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, inaugura no dia 27 de janeiro, às 12h30, a exposição ‘Dar a Palavra’ da artista plástica Teresa Jardim.
Nesta exposição, a artista procura através da criação 'Dar a Palavra' dar voz à poesia enquanto exercício de partilha. Da fotografia ao desenho, da imagem à palavra, num exercício de movimento contínuo. Nesse lugar um pouco acima do chão, através do espaço pleno da memória.
A artista apela a uma criação enquanto interrogação do real. Uma metáfora do tempo, ou seja, uma construção poética permanentemente inacabada. A realidade tornada visível através da palavra, enchendo o espaço como se se tratasse de matéria orgânica, materializando e desmaterializando um jogo de assimetrias plenas. Exibindo dessa forma a palavra, tornando-a legível. Dar a palavra é como se intitula esta exposição que consubstancia antes de mais o acto de criar e de expor, de me expor. A criação artística envolve um arriscado caminho de espelhos, algum recolhimento - momentos solitários propensos à naturalização de processos criativos que me são familiares ou que me surpreendem, por inesperados. E, da manipulação das palavras ou dos meios plástico-expressivos mais diversos, há formas que ganham um espaço e tempo próprios, e desde logo uma vocação comunicante, numa espécie movimento para fora de mim e delas próprias. Expor, é completar o movimento implícito das palavras e/ou das imagens criadas, convocando a sua visualização/fruição.
Comentarios