Arte: Manifesto para a sustentabilidade
- espacomar
- 31 de jan. de 2023
- 1 min de leitura

Em “Conversas com…” falamos de “ARTE: manifesto para a sustentabilidade”, com os nossos convidados: o Diretor Regional de Juventude, João Rodrigues; o Artista Plástico, Hélder Folgado, e o Fotógrafo e Videógrafo, Pedro Vasconcelos.
No nosso mundo, em que já não é possível ignorar a crise ecológica que existe e em que é urgente tratar o que nos rodeia de uma forma responsável, a ARTE, em todas as suas manifestações, pode ser um veículo para sensibilizar e consciencializar, globalmente, a sociedade, para as questões da sustentabilidade.
Os artistas, desde meados do século passado, com recurso às artes plásticas, à música, à dança, ao cinema…e a outras tantas expressões artísticas, têm vindo a chamar a nossa atenção para os problemas ambientais. Nunca tanto como agora, a arte veicula mensagens, opiniões, intenções, decisões, ideias, sobre os problemas atuais, como o consumismo exagerado, o desperdício de recursos naturais, a poluição… que são transversais a todos os países, sociedades e culturas e que influenciam, diretamente, o ambiente e o nosso quotidiano.
Numa altura em que se fala de mais de 80 mil toneladas de detritos a flutuar no Oceano Pacífico, da existência de microplásticos nos órgãos dos seres vivos, inclusive na cadeia alimentar do ser humano, esta é uma questão premente.
A Galeria espaçomar, comprometida com a comunidade envolvente, continua a desenvolver a sua ação promovendo o contacto frequente dos artistas e das suas obras com o público-alvo, contribuindo, deste modo, para a educação da sensibilidade estética e para a sensibilização e consciencialização das questões ambientais decorrentes da ação de cada indivíduo sobre o meio que o rodeia.
Comments