top of page

Elisabete Henriques

Nasceu em França, em 1972. Vive na Madeira desde 1983. Licenciou-se em Artes Plásticas/Pintura pelo Instituto Superior de Arte e Design| U.M.A. Em paralelo com a sua formação académica, exerceu desde cedo, funções na área de design de comunicação, integrada numa equipa designada de gabinete de Arte e Design, na área de Educação Ambiental, criado em 1994, pelo Pelouro do Ambiente, Educação e Ciência, da Câmara Municipal do Funchal. No decorrer dos anos e dada a necessidade de divulgação do Património natural do Parque Ecológico do Funchal e Arquipélago da Madeira, desenvolveu o seu trabalho fundamentalmente na área de ilustração, com particular evidência à flora e fauna da ilha, divulgadas em várias publicações.

 

A sua paixão pela ilustração botânica nasceu da necessidade de estar em contacto direto com a natureza durante um longo período de tempo, para recolher através do desenho as partes constituintes dos vários espécimes, em diferentes fases de desenvolvimento. As cores e os aromas também enriqueceram o seu conhecimento e aprender a ler a natureza de uma forma mais contemplativa.

 

A sua primeira participação numa publicação data de 1997, com a edição do “ Guia de Campo das Aves do Parque Ecológico do Funchal e do Arquipélago da Madeira”. Foi autora de 30 ilustrações da “Flora do Parque Ecológico do Funchal” divida em 3 coleções: Árvores, Arbustos, Plantas Herbáceas e Subarbustivas , tendo também sido coautora do “Guia das Borboletas Diurnas do Parque Ecológico do Funchal e do Arquipélago da Madeira”. O “Atlas das Aves Nidificantes do Parque Ecológico do Funchal” foi o seu trabalho mais recente neste contexto de ilustração.

 

No âmbito do programa de Educação ambiental promovido pela Câmara do Funchal ao longo dos anos, muitos têem sido os seus trabalhos que compõem jogos de cariz didático e outros, para melhor conhecimento, divulgação e conservação do nosso valioso património natural, dirigidas para todas as faixas etárias de público, porque só se pode amar aquilo que se conhece.

 

Participou  no 1º Concurso Internacional de Ilustração científica “Ilustrar a Natureza 99” em 1999, na categoria de “Vida Selvagem”, no qual obteve o 3º prémio a nível nacional com a ilustração de duas aves do Arquipélago da Madeira.

 

Ao longo dos anos, participou em exposições colectivas de pintura, escultura e fotografia, tendo sido premiada na área da pintura e da fotografia.

bottom of page