top of page

Eder Luís

De nome Eder Fernandes Luís – Deco – nasceu no Brasil na cidade de São Paulo, em 1982.

 

Acredita que "os desenhadores de hoje são as crianças de ontem que nunca deixaram de desenhar".

 

Encontrou no desenho uma forma de expressar os sentimentos e 'dar asas' à criatividade. Desde muito jovem foi incentivado pelos familiares, professores e amigos para seguir esse caminho que, por volta dos 7 anos, tomou contornos mais sérios devido às elevadas notas na área de educação artística.

 

Entre os 8 e 16 anos foi fortemente influenciado pelos tokusatsus, mangás e animes, tradição na cultura japonesa que invadiu o Brasil nas décadas de 80 e 90, desenvolvendo assim um traço muito característico desse estilo de desenho.

 

Trabalhou como ilustrador na agência MIK Design, em São Paulo, e lá desenvolveu trabalhos de ilustração e banda desenhada semi-digitais (desenhadas em papel, digitalizadas por um scanner e coloridas digitalmente em computador).

 

Em 2002 rumou para a Madeira, ingressou no Diário de Notícias e logo foi descoberto como ilustrador. Deu nova cara ao suplemento infantil 'A Malta do Diário' tendo criado centenas de personagens, capas e bandas desenhadas até a interrupção da publicação em 2015. 

 

Em 2011, começa a desenvolver a ilustração através das mesas digitalizadoras onde o processo de desenho é feito do início ao fim de forma digital. Também nesse ano é convidado a ilustrar o cartoon de sátira política e atualidade semanal do Diário de Notícias, publicado aos Domingos.

 

Apesar de já ter executado alguns trabalhos de caricatura, é em 2015 que começa a desenvolver essa técnica que une os traços do mangá, as temáticas do cartoon e os exageros da caricatura nascendo assim a os trabalhos assinados como Decocartoon.

 

Foram já 'decocartoonizadas' centenas de figuras públicas e anónimas da nossa sociedade, como o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.


Participou ainda desde 2015 em entrevistas e debates para a comunicação social e em diversas sessões públicas, particulares e beneficentes na área da caricatura.

bottom of page