top of page

Eduardo Costa

Eduardo Costa nasceu no Funchal, em 1964.

 

Realizou diversos cursos na área do audiovisual e multimédia, nomeadamente na produção e realização. Em 1994 criou a sua própria empresa, Eduardo Costa Produções Audiovisuais, exercendo todas as atividades de produção audiovisual.

Esta paixão levou-o a transmitir o seu saber em escolas de ensino profissional, passando pela Escola Profissional Cristóvão Colombo, Magna Voce, Columbus, Atlântico, CAMFOR, PROINOV, nas quais foi formador e coordenador.

 

O gosto pelas tradições, costumes e acontecimentos históricos da terra que o viu nascer levou-o à produção e realização de diversos documentários de carater etnográfico, trazendo para a tela uma reconstituição de episódios marcantes na História Regional. Deste trabalho destacamos o certame “24 Horas a Bailar”, “Costumes e Tradições da Nossa Terra”, “Naturalista de Vulto”, “A Revolta da Madeira”, “Raízes de um povo”, “Caminhos para o Futuro – A História dos Transportes Terrestres na Madeira”, “Madeira Quatro Estações”, “Rota da Cal”, “A Festa – Cores, Sons e Sabores  do Natal Madeirense - Xarabanda”, “Rota do Contrabando”, “Revolta do Leite”, estando neste momento a trabalhar em “Os Fachos – Machico”.

Na elaboração destes trabalhos contou com o apoio de várias instituições públicas a nível regional, municipal, etnográfico, televisivo (RTP) e de carater privado.

Fazem, ainda, parte do seu portfólio vídeos promocionais, musicais, folclóricos do melhor que podemos ver na ilha da Madeira.

 

Em 2017 venceu o prémio de melhor curta-metragem documental, na 4.ª edição do Festival de Cinema Figueira Film Art.

bottom of page